Lavar as mãos

Postado em Atualizado em

As bactérias, os germes e os vírus (como a gripe) podem permanecer vivos numa superfície durante algumas horas. Por isso, lavar as mãos é um dos atos de higiene mais importantes para se evitarem os contágios. Foi feito um teste em Portugal e constatou-se que a “técnica” tradicional de lavagem somente palma com palma não é o suficiente. Nós precisamos lavar a mão INTEIRA, por baixo e por cima, incluindo as unhas e por entre os dedos. É claro que lavar demais também é uma doença. Então o importante é o equilíbrio: limpeza adequada sem ser obsessiva.

Eu costumo lavar quando chego em casa, antes das refeições, após ir ao banheiro, quando mexo com dinheiro ou objetos sujos (incluindo mão de gente porca). Ah, uma dica legal: quando espirramos o correto é cobrir a boca com o braço e não com a mão. Se todos tivessem essa consciência quanto à lavagem das mãos, muito menos doenças seriam espalhadas no mundo e a população seria mais saudável.

Fico impressionada como esse assunto ainda precisa ser abordado até hoje tantas vezes. Será que as pessoas são porquinhas e não lavam as mãos só aqui no Brasil? Vejo cada “por baixo” de unha por aí que parece que a pessoa não tem água em casa. E o pior: a maioria das pessoas não vê importância nenhuma nesse ato tão simples e acha que está certa indo contra todos os estudos sobre o caso. Ou pior, nem pensam sobre isso. É uma coisa que simplesmente não faz parte da vida delas. Mas essas pessoas tem mais problemas no nariz, garganta e olhos, e claro, mais resfriados ou gripes e alergias do que as pessoas que lavam as mãos regularmente.

Na Alemanha eu lavei menos as mãos do que lavo aqui, mas acredito que como estava inverno, eu estava sempre de luvas e isso já protegia mais. A total ausência do calor também fazia com que minha mão não ficasse suada e com sensação de suja. Mas obviamente sempre que eu chegava da rua, ou entrava em um restaurante, ou ia ao banheiro, lavava. Mas reparei que em alguns estabelecimentos na Alemanha as atendentes na padaria não tem problema em pegar o pão e o dinheiro com a mesma mão. rsss. Pelo menos o Euro tem “cara” de mais limpo que o Real… Tudo bem que também não morro por causa disso ou coisas similares. Nós temos anticorpos é pra serem usados. Mas que é meio desagradável, pra mim é. Agora outra, imagine você lá com o cara num barzinho, aí ele vai ao banheiro, pega no pastelzinho, depois pega no dinheiro e vem fazer carinho no seu rosto. ?!?

Na foto eu mostrando minhas mãos (limpas), que estão pintadas hoje de esmalte cor de cimento!

Anúncios