I can tell the world

Postado em

O post abaixo foi escrito pelo maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira no blog do Coro Madrigale.
O primeiro assunto que me interessa é aquele que é motivo de estudos do Madrigale atualmente: negro spiritual. O que é um spiritual? O que é um negro spiritual? E mais uma pergunta para aqueles que adoram este gênero tão cheio de suingues: vocês sabiam que os NS são, acima de tudo, música religiosa?
Os coros do mundo inteiro se dedicam ao NS por ser um tipo de música altamente expressiva, vibrante, cativante, que permite um acesso fácil ao público culto ou leigo, mas, meu Deus, quantas são as aberrações interpretativas que vemos, sobretudo no youtube, motivadas pela não compreensão e entendimento do estilo. Então, tentemos entender o assunto.
O spiritual é um hino religioso. Os negros americanos os cantavam dentro e fora das igrejas, pois esta era a informação musical que eles tinham. Com o passar do tempo, elementos africanos são inseridos nos mesmos criando a primeira versão musical do povo afro-americano. Como até o século XIX, os negros americanos são escravos, os temas preferidos são aqueles relacionados à liberdade, à fuga do cativeiro, à esperança, a um paraíso na terra, etc… idéias que ainda se adéquam a qualquer cultura e raça ainda nos nossos tempos.
Um link para o deleite de todos:
Anúncios