Ópera debaixo d’água!

Postado em Atualizado em

Após a estreia em Dresden em agosto (fotos ao final do post), cantarei em Berlim 1 vez por mês de setembro a dezembro com a ópera subaquática “Das Alter der Welt II”. Música de Susanne Stelzenbach, libreto de Monika Rinck.

Em Dresden a produção foi grandiosa, fizemos a ópera no meio do rio Elbe. O público ficou em cadeiras da outra margem do rio e acompanhou tudo ao vivo e também em telões, com 3 câmeras transmitindo todos os detalhes. Além dos microfones para debaixo da água, os cantores também usaram microfones para “acima da água” e o vento de uma apresentação ao ar livre e a água fria do rio foram problemas enfrentados pela equipe. Ao final da ópera, eu deveria estar junto das solistas principais, cantando o meu solo juntamente com minha colega de cena Marianne Klaassen, mas em Dresden ela cantou essa parte sozinha e eu troquei de roupa e fui de bicicleta pegar um barco enorme a vapor, o “Leipzig” (veja foto abaixo) que passou pelo rio exatamente no final da ópera e eu estava lá na ponta do barco all by myself, cantando ecos e trechos do Finalle. Bem a la Titanic.Foi uma experiência bem interessante, devo dizer, principalmente porque nunca havia feito um passeio de barco assim, a não ser uma escuna em Búzios. Desci do barco alguns quilômetros depois e tive que voltar pro local da apresentação de táxi.

Barco a vapor Leipzig

Eu faço o papel de uma foca solista, uma foca que canta bem agudo. Faço parte do coro solista de focas brancas da ópera, do trio solista (eu – soprano, Simone Werner – mezzo e Alexander Lust – baixo) e também canto um trecho completamente sozinha na ópera. Um interlúdio, digamos, que vem aos 8 minutos e 50 segundos na ópera. Nos primeiros 30 minutos de ópera o coro solista está em cena e cantando quase o tempo todo. A ópera é contemporânea e os cantores se guiam não só pela partitura (já decorada, claro e com texto em alemão, claro), mas também por uma “timeline”. Funciona assim: nós usamos relógios com cronômetros e sabemos exatamente quanto deve durar cada ária, cada coro e cena. E nos orientamos e nos adaptamos pela minutagem.

As datas das apresentações em Berlim:
22 de setembro de 2012
20 de outubro de 2012
17 de novembro de 2012
15 de dezembro de 2012

Horário: 19:15 entrada do público, 19:40 Explicações sobre a ópera e o projeto, 20h Início da ópera (final às 22h)

Local: Baerwaldbad
Baerwaldstr. 64-67
10961 Berlin-Kreuzberg

Ingressos de 29€ a 44€ (quanto mais próxima da récita vai chegando, maior o preço vai ficando).

Atenção: ingressos mais baratos diretamente no Baerwaldbad! Ou em http://www.unterwasseroper.de/

Outras fotos que tirei em Dresden durante os ensaios:

Anúncios